CIDADE DE DEUS - CURIOSIDADES




13 anos se passaram e o filme "Cidade de Deus" continua sendo um dos melhores filmes do cinema nacional e mundial. Fizemos uma lista de curiosidades para você leitor, aproveite!



- Leandro Firmino (Zé Pequeno) realmente morava na Cidade de Deus e não tinha ambições de ser um ator, ele só foi para a audição para manter a empresa de um amigo e porque soube que tinha mulheres lá.

- A cena em que a quadrilha faz uma oração não estava no roteiro. Durante a filmagem um jovem rapaz, que costumava estar em uma gangue de verdade, perguntou o diretor Fernando Meirelles, se o grupo não iria orar como sempre fizeram antes de qualquer confronto importante com os inimigos. Meirelles disse-lhe como seria a oração e filmou a cena.

Quando ouvimos Buscapé (Alexandre Rodrigues) conversando com Marina (Graziela Moretto) dizendo " ele nunca tomou um banho quente", não estava no roteiro. Na verdade, isso foi Rodrigues e Moretto falando fora da câmera, durante uma pausa nas filmagens, quando o garoto (que morava na favela) estava contando pra ela sobre sua vida.

- Quando Mané Galinha mata alguém pela primeira vez, algumas pessoas que vivem na Cidade de Deus vai abordar ele e agradece-lo pelo assassinato. A primeira pessoa, da Cidade de Deus a aborda-o e agradece-lo  pelo assassinato, na verdade é mãe verdadeira do real Mané Galinha.




O filme não foi gravado na favela Cidade de Deus, uma vez que era muito perigoso. Ele foi filmado em nova Sepetiba e na Cidade Alta. 

No final a (gangue da caixa baixa) fala sobre como fazer uma lista de pessoas que eles querem matar. Os meninos crescem para se tornar o CV agora o temido (Comando Vermelho), a gangue mais notória no Rio. O CV também é conhecido por ter uma lista de morte

- Todos os atores amadores foram recrutados nas favelas do Rio de Janeiro, e alguns deles  como Buscapé / Foguete (Alexandre Rodrigues) - na verdade, viveu na Cidade de Deus verdadeira.

- A cena onde vemos um monte de cadáveres que encontram-se em enormes blocos de concreto foi recriada a partir de uma fotografia premiada durante a guerra às drogas retratado no filme.

Fernando Meirelles queria que elenco fosse composto de pessoas que nunca antes haviam atuado e atores profissionais que não eram amplamente conhecidos. Um desses era ator Matheus Nachtergaele, quem Meirelles tinha visto em um vídeo. Mas enquanto Meirelles estava trabalhando no roteiro, Nachtergaele de repente se tornou uma grande estrela no Brasil depois de estrelar o filme de sucesso "O Auto da Compadecida" (2000). Meirelles estava um pouco decepcionado no início, mas Nachtergaele lhe prometeu que ele iria desaparecer no papel de Sandro Cenoura tão completamente que seu estrelato não iria distrair  o restante do filme. Nachtergaele mudou-se para a verdadeira Cidade de Deus, onde a maioria do elenco vivia e viveu lá por três meses para se preparar para o papel.

Há uma cena em que o jovem Buscapé (Luis Otávio) ri de seu irmão Marreco (Renato de Souza) após o mesmo levar um tapa de seu pai. O riso não estava no roteiro, mas Otávio não conseguia parar. Então "Marreco" improvisado, disse a seu irmão mais novo "não rir de mim".

Apresentação oficial do Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para os Academy Awards 75th em 2003. Ele não conseguiu receber essa nomeação, mas a Miramax fez uma liberação maciça nos EUA no mesmo ano, que qualificou o filme para ser elegível em outras categorias na ano seguinte, concorrendo com quatro indicações (Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor roteiro adaptado). Isto marcou a primeira vez que um filme brasileiro marcou com mais de duas indicações ao Oscar e pela primeira vez em todas as categorias mencionadas.

- A última cena do filme, onde o menino perde seu chinelo e volta para buscá-lo, não estava no roteiro. O incidente realmente aconteceu durante as filmagens e diretor Fernando Meirelles manteve a tomada porque ajudou a destacar a presença do garoto.

- Seu Jorge, que interpreta o personagem Mané Galinha, hoje é cantor de samba e MPB. Uma de suas canções podem ser encontrados na trilha sonora do filme Cidade de Deus.

A fim de aumentar a tensão entre Dadinho e Marreco, a treinadora Fátima Toledo disse ao adolescente Renato de Souza (Marreco) para intimidar o garoto Douglas Silva (Dadinho) por 15 dias. Na cena em que Marreco bateu em Dadinho, Douglas Silva começou a chorar e ameaçou abandonar o filme, de modo que o olhar irritado que ele dá à Marreco no filme é real.

- O vídeo mostrando um âncora falar sobre a prisão de "Mané Galinha" é real. A âncora é Sérgio Chapelin, um conhecido âncora de telejornal da rede globo.

Os pontos de vista em preto e branco tiradas do satélite, sobre os novos territórios controlados por Zé Pequeno, mostram a verdadeira cidade de Deus.

Na versão americana do DVD, as armas são todas removidas das mãos do grupo que está na capa do DVD. Eles estão apontando armas imaginárias.

Poster brasileiro



Poster americano

Votado como o filme do ano pela revista Empire em 2003. (6 anos depois outro filme de língua estrangeira entrou no topo da lista: Deixa Ela ENTRAR. (2008)

A personagem do Buscapé foi baseado em uma junção de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus", e um amigo de infância dele que sonhava em se tornar um fotógrafo.

O take em que vemos o ponto de vista de Buscapé, depois de Zé Pequeno (Leandro Firmino) ser morto pela gangues Baixa Caixa, foi filmado por Alexandre Rodrigues, que interpretou Buscapé. O diretor de fotografia César Charlone insistiu para ensinar a Alexandre Rodrigues como lidar com a câmera, dizendo para o diretor Fernando Meirelles, que era realmente importante que o rapaz fizesse a filmagem, assim como seu personagem. Meirelles aceitou a sugestão.

                                                    FOTOS REAIS 
        (Bené)
 (Dadinho)
                                                 (Zé Pequeno)

                                   ENTREVISTA REAL DE "MANÉ GALINHA"


A esquerda Ailton Batata ( inspiração para criação do personagem Cenoura) e a direita "Zé Pequeno"

VEJA UM ESPECIAL SOBRE OS VERDADEIROS: ZÉ PEQUENO, MANÉ GALINHA, BENÉ E CENOURA.
 
Compartilhe no Google Plus

About Adm

30 comentários:

  1. Show...melhor filme...

    ResponderExcluir
  2. Pena que não tem mas fotos nem o jornal falando mas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eu queria ver mais fotos reais do Bené, cabeleira e marreco

      Excluir
  3. porem a informação que cidade de deus foi filmado em uma favela vizinha esta incorreta, pois inicialmente quando são casinhas foi filmado em nova sepetiba, e quando há predios foi filmado na cidade alta, sei disso pois minha mae é moradora de nova sepetiba e nasci na cidade alta, e ainda me lembro das filmagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iremos corrigir, obrigado!
      Teria mais informações sobre este artigo?

      Abraços

      Excluir
    2. O Wagner está certo. Eu trabalhei como professor na Cidade Alta e em uma ONG chamada Ação Comunitária do Brasil, que aparece na cena em que o Buscapé se encontra no meio do tiroteio.

      Excluir
    3. bom eu moro na cidade de Deus e vi as gravação teve uam que foi na esquina da minha rua !

      Excluir
  4. O filme é bom mais quando história é um pouco mentirosa assim como a morte do mane galinha. mais assim como tudo que a rede globo bota a mão eles só visaram mais os menores de idade pra qe a nova geração fosse como no filme e aí está

    ResponderExcluir
  5. Acabei de assistir e vim parar aqui hehe

    ResponderExcluir
  6. Onde você conseguiu essas fotos reais? Nso tem mais fotos não?

    ResponderExcluir
  7. Quando Ze Pequeno real morreu? Ele já morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já morreu há mais de 30 anos. Mas não que nem mostraram no filme.

      Excluir
  8. Quando Ze Pequeno real morreu? Ele já morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ele já morreu faz tempo!! E o proppró ze pequeno nunca estuprou ninguém ate pq ele era bastante rígido com as pessoas que faziam isso!!
      E ele ao contrário do que e mostrado no filme teve algumas das mulheres mais bonitas da epoca por ser o chefe do trafico e ter bastante dinheiro e respeito

      Excluir
    2. Oi Anônimo, realmente o Zé Pequeno.não pegava ninguém, quase anão e com uma voz fininha. Era bicho solto mas morreu numa roda de baralho nos Apê. O filme retrata o que realmente colocou o mané galinha no crime. Já a morte do Galinha foi tiro amigo do coroa careca, o Gin ficou no lugar do Galinha.

      Excluir
  9. Estou assistindo e vim parar aqui. Hehehe Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  10. Cade a fonte dessas informações?

    ResponderExcluir
  11. O melhor filme brasileiro de todos os tempos.
    Ouvi dizer que os americanos recusaram sua indicação a melhor filme estrangeiro por considera-lo extremamente violento. Se for verdade, é a maior hipocrisia de todos os tempos! Basta ver os filmes do Tarantino, que são ótimos e muito violentos tb!

    ResponderExcluir
  12. E com mó realmente morreu o Zé pequeno ??

    ResponderExcluir
  13. Dadinho morreu jogando baralho? Paradoxo.

    ResponderExcluir
  14. Como pode o buscapé ser mais velho que o dadinho na primeira parte do filme e depois o buscapé aparece adolescente e o zé pequeno é mais velho do que ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas ele não é mais velho, na década de 70 no filme, eles são da mesma idade, só parece que um é mais velho que o outro mesmo kkkkk e Buscapé era de colégio por isso parecia adolescente, enquanto o zé tava no crime

      Excluir
  15. Segundo Ailton Batata (o cenoura), o Zé Pequeno morreu ao tentar retomar o controle do tráfico na Cidade de Deus, logo depois que ele saiu da prisão. Por favor me corrijam se eu estiver errado mas oque eu li foi isso. E se não me engano, o Mané Galinha foi morto pelo Zé Pequeno, na frente da casa da namorada quando saia da mesma.

    ResponderExcluir
  16. É um filme complexo, se você pegar no meio pode não entender o filme. Retrata muito a violência vivida naquela região. E como o mundo tem um apelo para desgraça, não é à toa que virou sucesso. A mudança, porém, torna o filme mais atrativo à realidade.

    ResponderExcluir